Purgex – A solução para máquinas de injecção e extrusão

19 Set 2016

Purgex é um sistema de purga que oferece consideráveis vantagens aos operadores de máquinas de injecção e extrusão de plásticos. O Purgex é produzido pela Neutrex, nos Estados Unidos, e comercializado localmente pela Salmon. Só em Portugal, a qualidade é comprovada por grande parte da industria de injecção.

A utilização de Purgex oferece uma vantagem competitiva para qualquer processo de transformação de polímeros, pois permite reduzir substancialmente os tempos de mudança de cor ou de material. Consequentemente, reduz-se os consumos de matéria-prima virgem e também resulta numa considerável diminuição dos consumos energéticos. Acima de tudo, permite ocupar o tempo de máquina com a sua principal função: produzir produto acabado com uma reduzida taxa de rejeição. O Purgex é constituído por um pacote de substâncias que, com a temperatura, se activam e têm a capacidade de absorver os pigmentos e também de “amolecer” todos os resíduos que estão agarrados às superfícies metálicas das máquinas. Após esta reacção química e devido à presença de materiais abrasivos, conseguimos remover os resíduos existentes.

De todas as opções disponíveis no mercado, o Purgex é aquela que apresenta o melhor equilíbrio entre a actividade química e a actividade mecânica no processo de purga. Para nos certificarmos que o Purgex tem o impacto desejado, é fulcral que os procedimentos sejam devidamente seguidos:

  1. Garantir o enchimento da máquina com Purgex.
  2. Apos ter a máquina cheia de Purgex, parar a máquina deixar o material no seu interior durante cerca de 5 min à temperatura de processamento; nesta fase estamos a promover uma reacção química do material.
  3. Por ultimo é fundamental retirar o material da máquina, utilizando para o efeito a capacidade total da máquina.

Como muitas vezes uma imagem vale mais do que palavras convidamos a assistirem ao curto vídeo que se apresenta em baixo:

Video

REGRESSO COMUNICADOS DE IMPRENSA