Um apoio importante na exploração mineira

19 Set 2016

Portugal tem estado recentemente a reinvestir consideráveis esforços no desenvolvimento do seu sector mineiro. Porém, convém não esquecer que o sector mineiro já tem raízes antigas em Portugal, e que hoje a actividade já é desempenhada utilizando os processos e as tecnologias mais modernas.

Tudo começa na fase exploratória, quando o potencial mineiro duma zona é avaliado. Após testes geológicos, geofísicos e sísmicos, a avaliação final consiste em sondagens, para recolha de testemunho. Estes testemunhos não só confirmam a existência a viabilidade da zona para exploração mineira, como também são recolhidos durante várias etapas na vida de uma mina, para direccionar o futuro crescimento da mina.

Sondagens para recolher testemunho são assim imprescindíveis na actividade mineira de hoje. Porém, o equipamento de perfuração não pode ser utilizado sem alguma forma de lubrificação, que é normalmente referido como “lodo”. Este lodo é essencial para arrefecer as coroas, limpar os furos trazendo os detritos resultantes da perfuração à superfície, diminuir o atrito entre as varas e as paredes do furo e também para interagir com o terreno e colmatar falhas e corrigir as características do mesmo.

Na preparação do lodo, usamos geralmente dois produtos: bentonites ou polímeros. Temos tido excelentes resultados com os dois produtos, pois trabalhamos com os materiais da mais lata qualidade fornecidos pela Süd-Chemie*. Neste caso específico, gostaríamos de realçar o desempenho do SC MUD P, que é um polímero sintético. O SC MUD P tem dado excelentes resultados em sondagens geológicas, às vezes em condições bastante adversas.

O SC MUD P mantém-se estável a altas profundidades, tendo por exemplo em trabalhos recentes mantido a sua viscosidade e propriedades lubrificantes intactos para além de 600 metros de profundidade. É igualmente um produto de fácil utilização, e não é necessário usar em grandes quantidades: aplica-se entre 0,025% e 0,10% de polímero em relação ao volume de água na produção do lodo. O SC MUD P é igualmente amigo do ambiente, sendo um produto 100% inerte e facilmente degradado com a utilização de oxidantes.

* A Süd-Chemie está sedeada em Munique (Alemanha), e tem uma longa história no fornecimento de soluções de altíssima qualidade a vários sectores, incluindo a engenharia civil. A Süd-Chemie e a Salmon têm trabalhado em parceria no Mercado português há décadas, não só em engenharia civil, mas também em coadjuvantes de filtração para óleos alimentares, vinhos e outras aplicações.

REGRESSO COMUNICADOS DE IMPRENSA