PLÁSTICO NA INDÚSTRIA AUTOMÓVEL

20 Dez 2018

A introdução do plástico na indústria automóvel alterou profundamente todo o contexto deste sector.

 

A evolução da aplicação dos diversos tipos de materiais plásticos na produção de veículos permitiu que estes apresentem à data de hoje condições de conforto, segurança e eficiência nos consumos que não seriam possíveis algumas décadas atrás.

 

 

Embora o aumento do uso dos plásticos, para produtos descartáveis tenha vindo a causar ao longo dos anos sérios problemas ambientais, a sua utilização na indústria automóvel tem contribuído no sentido oposto. A produção de componentes plásticos consome significativamente menos energia, face aos materiais que substituem, como o aço, favorecendo assim a redução das emissões de gases poluentes e dos resíduos perigosos extremamente nocivos para o planeta.

 

Este incremento do emprego dos plásticos, originou uma menor quantidade de emissões poluentes fruto da circulação automóvel. Se os avanços tecnológicos dos últimos 30 anos tivessem sido desenvolvidos com recurso a outros materiais como o aço, os carros hoje seriam mais pesados e gastariam assim mais combustível.

 

São inúmeras as vantagens apresentadas pelos diferentes tipos de plásticos na construção de um automóvel. Desde logo a segurança dos passageiros, através do poder de absorção de energia que o plástico oferece em zonas como nos pára-choques ou em sistemas anti-explosão nos tanques de combustível. De destacar também os mais variados acessórios de protecção dentro do habitáculo: cadeiras para crianças, cintos de segurança e airbags. Por outro lado, há a destacar a versatilidade que originou novas ideias, concepções e designs que outrora seriam difíceis de moldar e viabilizar financeiramente.

 

A nível nacional, o peso da indústria automóvel na economia é cada vez mais relevante, com os seguintes dados estatísticos a demonstrar bem esta importância:

  • 5,6% do PIB nacional (10.250 milhões de euros de volume de negócios gerados);
  • 20% das exportações de bens transacionáveis;
  • 27% dos empregos gerados na indústria transformadora nos últimos cinco anos;
  • 670 milhões de euros investidos em 2016, mais 34% face aos valores de 2012.

 

Como distribuidor de referência no fornecimento de matérias-primas para a indústria, a Salmon destaca-se na oferta de polímeros, através de uma equipa especializada tanto na área da injecção, como da extrusão.

 

Na área da extrusão, os super finos carbonatos de cálcio da OMYA, as esferas de vidro sólidas e ocas da Potters, os pigmentos orgânicos e inorgânicos da Ferro e os aditivos NANOCLAY da Laviosa, em muito contribuem para os elevados padrões de qualidade dos tecidos plastificados usados no interior de cada automóvel, assim como de todo o tipo de cabos e fios eléctricos responsáveis pela condução da energia necessária ao bom funcionamento do motor e das instalações eléctricas.

 

Os termoplásticos elastómeros (TPE) da Kraiburg – referência mundial desta matéria prima, são aplicados nos mais variados componentes da indústria automóvel, tais como mecanismos de transmissão do motor, embraiagens de alta performance, botões dos sistemas áudio, entre outros.

 

Encontramo-nos ainda a desenvolver parcerias com a Kingfa e a Polyram – empresas líderes na produção de materiais plásticos de alto desempenho, que se traduzem na distribuição destes plásticos de engenharia especializados, com foco na indústria automóvel. Com este novo portfólio, consolidamos este segmento de mercado junto dos clientes que exigem de materiais homologados pelos produtores de automóveis, como poliamidas carregadas com fibra de vidro, PBT e ABS com fibra de vidro, para aplicações tão diversas como os painéis laterais, peças técnicas por trás do tablier ou componentes relacionados com a cabelagem.

 

Podemos encontrar os produtos distribuídos pela Salmon no interior dos automóveis das principais construtoras a nível mundial. Aliamos a oferta de materiais de alta qualidade, a uma relação de confiança que temos desenvolvido com os nossos parceiros ao longo dos anos, através de um serviço personalizado e adequado às necessidades de cada cliente.

 

Não hesite em contactar-nos para uma apresentação mais detalhada do nosso portfolio de produtos!

 

Pedro Jorge – pedro.jorge@salmon.pt  (Plásticos injeção)

 

Vítor Teixeira – vitor.teixeira@salmon.pt  (Plásticos extrusão)

RETURN TO MEDIA RELEASES