Omyabrite – Uma solução para a indústria das tintas

19 Set 2017

Uma das temáticas dominantes deste início de década tem sido a evolução generalizada dos preços das principais matérias-primas. Uma das indústrias que tem sofrido bastante é a das tintas, nomeadamente devido ao forte aumento que se tem verificado no dióxido de titânio (TiO2). As razões para esta pressão inflacionista são várias, mas talvez a que esteja a criar um maior desequilíbrio entre a oferta e procura de titânio é o aumento da procura em mercados emergentes como a China e a falta de capacidade de resposta dos principais fabricantes mundiais de TiO2. O consumo médio per capita de TiO2 em todo o mundo é de cerca de 0,9kg, no entanto se separarmos os países mais industrializados daqueles que têm maiores índices de desenvolvimento, constatamos que o consumo de TiO2 nos países ocidentais é de 3,5KG e o consumo na China, por exemplo, é de 0,45kg per capita. Tendo em consideração que o crescimento na China não está a abrandar, facilmente se pode concluir que a tendência será a continuação de pressões inflacionistas sobre o titânio.

Aliás, de acordo com um dos principais fabricantes de TiO2, o equilíbrio entre a oferta e a procura vai continuar bastante difícil, o que poderá conduzir a novos incrementos dos preços dos materiais. É possível que o preço quebre a barreira dos 3500€/ton no futuro próximo.

 

A Omya A.G., maior produtora mundial de carbonato de cálcio, ciente desta problemática, conseguiu desenvolver uma nova solução que permite reduzir a exposição da indústria de tintas às flutuações nos preços das matérias-primas. Através de um processo bastante inovador, é possível modificar a superfície do carbonato de cálcio, fazendo com que o mesmo consiga ocupar o espaço entre o dióxido de titânio e assim atuar como “Extender” de titânio. Assim com a utilização de Omyabrite é possível substituir parcialmente o TiO2 de uma formulação de tinta, sem com isso prejudicar as propriedades ópticas tais com a cor, a opacidade ou o grau de brilho/mate.

Numa altura em que o sector de construção em Portugal está a atravessar um momento complicado, a aplicação de Omyabrite para reduzir os custos da matéria prima terá um impacto muito importante.

Não hesite em contactar a Salmon se quiser saber mais sobre a Omyabrite.

REGRESSO COMUNICADOS DE IMPRENSA