Comunicação

Projeto Life Impetus: remoção de contaminantes fármacos em águas residuais
2 Julho 2021

O projeto Life Impetus, coordenado pelo LNEC (Laboratório Nacional de Engenharia Civil), teve por objetivo o estudo da viabilidade do uso de carvão ativado na remoção de resíduos de fármacos na ETAR de Faro. O estudo abrangeu 20 fármacos, alguns dos quais não conseguem ser removidos da água usando os tratamentos convencionais realizados nas ETAR. Estes fármacos, mediante o seu nível de concentração, podem contaminar os meios hídricos onde as águas tratadas são descarregadas, com impactos negativos para a saúde pública e os ecossistemas.

A Salmon participou neste projeto. Demos apoio técnico para identificar o tipo de carvão ativado apropriado (Norit W 35) e respetivo sistema de doseamento, fornecemos o carvão ativado e acompanhámos no terreno o projeto.

Provou-se que a adição de Norit W 35 no efluente reduz significativamente os teores de micro poluentes de origem farmacêutica. A solução apresentada evidenciou ainda o seu baixo custo e a minimização dos consumos energéticos associados.

Fruto do sucesso da ação, o Life Impetus foi um dos 5 finalistas aos Prémios LIFE 2021 na categoria Ambiente, entregues pela Comissão Europeia.

O programa LIFE é o instrumento de financiamento do ambiente e da ação climática da União Europeia. Desde a sua criação, em 1992, financiou mais de 4 000 projetos, mobilizando 7,8 mil milhões de euros e contribuindo com 3,4 mil milhões de euros para a proteção do ambiente e do clima.

Salmon
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.