Projeto Life Impetus: Remoção de Contaminantes Fármacos em Águas Residuais

02 Jul 2021

O projeto Life Impetus, coordenado pelo LNEC (Laboratório Nacional de Engenharia Civil), teve por objetivo o estudo da viabilidade do uso de carvão ativado na remoção de resíduos de fármacos na ETAR de Faro. O estudo abrangeu 20 fármacos, alguns dos quais não conseguem ser removidos da água usando os tratamentos convencionais realizados nas ETAR. Estes fármacos, mediante o seu nível de concentração, podem contaminar os meios hídricos onde as águas tratadas são descarregadas, com impactos negativos para a saúde pública e os ecossistemas.

A Salmon participou neste projeto. Demos apoio técnico para identificar o tipo de carvão ativado apropriado (Norit W 35) e respetivo sistema de doseamento, fornecemos o carvão ativado e acompanhámos no terreno o projeto.

Provou-se que a adição de Norit W 35 no efluente reduz significativamente os teores de micro poluentes de origem farmacêutica. A solução apresentada evidenciou ainda o seu baixo custo e a minimização dos consumos energéticos associados.

ETAR FARO

Fruto do sucesso da ação, o Life Impetus foi um dos 5 finalistas aos Prémios LIFE 2021 na categoria Ambiente, entregues pela Comissão Europeia.

O programa LIFE é o instrumento de financiamento do ambiente e da ação climática da União Europeia. Desde a sua criação, em 1992, financiou mais de 4 000 projetos, mobilizando 7,8 mil milhões de euros e contribuindo com 3,4 mil milhões de euros para a proteção do ambiente e do clima.

RETURN TO MEDIA RELEASES