Foi nos dias 20 e 21 de setembro, que a Salmon em conjunto com o seu parceiro KRAIBURG organizou uma sessão de apresentação das novidades para o mercado dos TPE, produto para o qual a KRAIBURG se dedica em exclusividade.
A cidade de Leiria recebeu o nosso primeiro leque de clientes, nomeadamente:
- EROFIO
- FERMORGADO
- IBER-OLEFF
- LEIRIVEDANTE
- PEARLIZPLAS
- PLASITECH
- PLASTIMAGO
- RTJ
- SIMPLASTIC
- SPEEDTURTLE
- TESTE
- TURTLE PETALS
No segundo dia, mudámo-nos para a cidade de Vila Nova de Gaia, onde contámos com a presença da:
A sessão foi efetuada por três especialistas da KRAIBURG, todos eles com uma vasta experiência neste setor.
Juergen Beham foi o primeiro orador, apresentando a KRAIBURG e os dados fundamentais do TPE: o que são e como se podem classificar. Seguiu-se a apresentação de injeção de dois componentes com dicas relevantes sobre a obtenção da excelência na adesão, desenho do molde (preferência no uso de canais quentes) e para a resolução de possíveis contrariedades que possam ocorrer.
Carlos Chicharro iniciou o segundo bloco com a gama de produtos KRAIBURG de toque suave (ou sedoso), seguindo com as soluções de material apto para contato alimentar, especialmente o de utilização repetida como as caixas para alimentos. Finalizou a sua intervenção com as vantagens do uso do TPE KRAIBURG face aos vedantes em silicone.
Após o coffee-break, Matthias Michl introduziu o tema ‘sustentabilidade’, tendo apresentado as soluções para a indústria automóvel com incorporação de reciclado até um máximo de 40%, e que cumprem as exigentes regulamentações do setor automóvel, tanto para o exterior, como para o interior dos veículos. Posteriormente, seguiu-se a série de baixa densidade- até 0,72 g/dm3, especialmente vocacionada para a indústria automóvel, na produção de tapetes antiderrapantes e perfis de vedação.
Adicionalmente, novos produtos foram divulgados cobrindo uma ampla gama de aplicações, tais como:
- TPE para condução elétrica;
- TPE para efeitos de luz/ pretos transparentes;
- TPE com propriedades antibacterianas;
- TPE para adesão a fitas adesivas sem necessidade de aplicação de primários;
- TPE com adesão à poliamida para aplicações automóveis de exterior;
- TPE de muito baixa emissão;
- TPE de baixo coeficiente de fricção;
- TPE para dissipação térmica;
- TPE super macio.
Ambas as sessões terminaram com um almoço buffet onde todos os presentes puderam trocar ideias sobre os temas apresentados e possíveis aplicações futuras.