SOJA: UM PRODUTO HISTÓRICO COM UM LARGO FUTURO

03 Ago 2022

A soja pertence à  mesma família de alimentos que o feijão, a lentilha ou a ervilha. Como alimento, a sua origem remonta a mais de 4000 anos, em países como China e Japão. É um dos produtos alimentares base dos povos orientais, tendo-se disseminado ao longo do tempo por todo o globo. Sob a forma original de feijão, ou dos seus derivados como o leite de soja, o miso, o tempeh, o tofu ou óleo de soja, tem sido utilizada tanto na alimentação humana como na animal.

Soja original

Na sua constituição, a soja, possui todos os aminoácidos essenciais, sendo uma das poucas proteínas vegetais a fornecer proteína completa, ou seja, de alto valor biológico e enquadrável numa alimentação alternativa como a vegan. Contrariamente ao que sucede com a carne e outros produtos de origem animal, a soja não contém colesterol, pelo que o seu consumo ganha peso numa alimentação preventiva das doenças cardiovasculares.

Apresenta uma grande versatilidade na aplicação em produtos alimentares. As características únicas deste produto alimentar abrem novas possibilidades para a criação de novos produtos que possuam a proteína texturizada de soja ou farinhas de soja como base, nomeadamente:

  • Soja Texturizada, Carnes Processadas e Refeições Pré-Cozinhadas: por estabelecer pontes de hidrogénio e proporcionar ampla absorção e retenção de água;
  • Massas, Padaria e Farinhas de Soja Naturais e Enzimáticas: potencia a formação de pontes dissulfureto e favorece a emulsificação, proporcionando maior elasticidade às massas;
  • Refeições Vegan e as Bebidas de Soja: alternativa em refeições com base em carne ou substitutos de carne, assim como ao leite de origem animal.

O Grupo Bankom, de origem Sérvia, possui como uma das suas principais atividades o comércio de produtos direcionados à nutrição humana e animal. De entre o leque variado de produtos que fornecem, destacam-se a soja e seus derivados, com aplicação variada em diversos ramos da indústria alimentar.

Com um portfolio distinto e variado, cumprindo com as mais exigentes certificações internacionais do setor alimentar como a FSSC 22000, entre outras, a Bankom foi o parceiro eleito para colaborar com a Salmon no fornecimento de soja para o mercado nacional.

RETURN TO MEDIA RELEASES