Comunicação

Sustentabilidade e reciclabilidade
12 Outubro 2023

As alterações climáticas têm um impacto cada vez maior na nossa vida quotidiana, principalmente devido à poluição ambiental e destruição de ecossistemas fundamentais para o planeta, como os recifes de coral ou as florestas tropicais.

Ao utilizar plástico reciclado, podemos incentivar a redução de resíduos e dar “uma nova vida” a um produto que já em fim de vida, participando ativamente na redução dos respetivos impactos ambientais negativos.

A pegada de carbono- quilogramas de CO², utilizados na produção de um material, pode ser definida para medir o seu impacto ambiental. Através dessa medição, é possível analisar o ciclo de vida de uma determinada peça ou produto. Estas ferramentas permitem-nos avaliar se estamos de facto a integrar com sucesso peças usadas na produção de novas, e, deste modo, acrescentar valor às peças plásticas existentes, reduzindo a extração de combustíveis fósseis na sua produção.

A Salmon, em conjunto com parceiros selecionados, disponibiliza agora valores de pegada de carbono,  permitindo aos nossos clientes avaliar o ciclo de vida dos seus produtos e a utilização adequada de matérias-primas para reduzir a sua pegada de carbono. Como resultado, podemos introduzir no mercado produtos que incorporam plásticos reciclados, contribuindo para a redução da pegada de carbono do produto, enquanto cumprimos as exigentes normas regulamentares associadas.

Trabalhamos com o nosso parceiro KRAIBURG na indústria automóvel, com polímeros que tornam as peças mais leves, reduzindo a pegada de carbono dos veículos. Passámos igualmente a introduzir graus que incorporam plásticos reciclados, reduzindo uma vez mais a pegada de carbono do produto final. Além disso, ao utilizar eletricidade verde na sua própria produção, a Kraiburg reforça a redução da pegada de carbono dos seus polímeros.

Na indústria do calçado, em conjunto com o nosso parceiro WANHUA, oferecemos soluções que incorporam parcialmente matérias-primas não fósseis, garantindo ao mesmo tempo as mesmas propriedades mecânicas daquelas que utilizam materiais de origem fóssil.

A equipa comercial da Salmon está à disposição para quaisquer esclarecimentos, bem como para apresentar soluções de matérias-primas que atendam às exigências do mercado e reduzam a nossa pegada de carbono.